Chris standing up holding his daughter Elva

Na manhã dessa segunda-feira (25), foi realizada a aula inaugural da Certificação Internacional em Gestão do Transporte Aquaviário e Integração Multimodal, promovida pelo SEST SENAT e coordenada pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística). A qualificação vai trabalhar a relevância do transporte aquaviário no comércio internacional, a importância da gestão das redes portuárias interiores e da integração multimodal para a competitividade no transporte. 

O curso, voltado para executivos, gestores e técnicos do setor, traz, de forma inédita, uma qualificação profissional de excelência, que aborda aspectos, como infraestrutura, logística, sistemas de transporte, tecnologia, gestão e tomada de decisão com foco nesse modo de transporte e em operações intermodais. “Esse curso é mais uma grande conquista para o nosso setor. Estou certo de que essa nova certificação internacional contribuirá para que o setor aquaviário responda as tendências globais e as mudanças relacionadas às habilidades para lidar com os novos desafios”, afirmou o presidente do Sistema CNT, Vander Costa.

A capacitação é ministrada por duas das maiores instituições de ensino de transporte aquaviário do mundo, localizadas em Roterdã (Holanda): a Shipping and Transport College Group (STC Group), provedor internacional de educação em transporte e logística marítima, com sede na Holanda, juntamente com a Erasmus Centre for Urban, Ports and Transport Economics (Erasmus UPT). “Estamos iniciando com muita alegria uma capacitação específica para o setor aquaviário brasileiro. Essa certificação vai garantir as bases necessárias para que o setor responda às tendências globais e às mudanças no que diz respeito às novas habilidades necessárias para lidar com os desafios que surgem”, explicou o diretor executivo do ITL, João Victor Mendes. A certificação integra o Programa Avançado de Capacitação do Transporte, realizado desde 2013 pelo ITL e pelo SEST SENAT.

A certificação tem carga horária mínima de 360 horas, divididas em oito módulos, com aulas presenciais em Brasília (DF) e ministradas em inglês. Entre o conteúdo programático estão os temas de infraestrutura das hidrovias, logística, gestão da cadeia de suprimentos para o transporte multimodal, análise dos sistemas de transporte e gestão portuária. “O SEST SENAT financia essas bolsas multimodais e essa é uma forma de devolvermos para as empresas a contribuição que elas repassam para nós. Esta turma tem 40 alunos, de 20 empresas diferentes. A gente acredita na intermodalidade e na educação, por isso investimos em cursos e certificações em vários modais, para que todo o setor transportador possa atuar de forma qualificada”, afirmou Nicole Goulart, diretora executiva nacional do SEST SENAT.

Com essa certificação, o ITL expande as ações de capacitação avançada para a alta gestão, que já conta com certificações internacionais para os modais aéreo e ferroviário, além de três pós-graduações com foco no setor transportador oferecidas a todos os modais: Gestão de Negócios, Gestão de Recursos Humanos e Gestão de Finanças. Em oito anos de atividades, o ITL já contemplou mais de 700 empresas. Passaram pelas salas de aula, 2.446 alunos, distribuídos em 61 turmas.

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte