Chris standing up holding his daughter Elva

Na próxima sexta-feira, 17 de março, será inaugurada a nova Unidade do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) em Rio Grande (RS). A entrega é um marco para o setor de transporte de toda a região. A solenidade está marcada para as 10 horas. 

O valor do investimento na nova sede é de cerca de R$ 21,6 milhões, considerando a obra e todos os equipamentos e mobiliários. A nova Unidade está na Rua das Galeras, nº 190 – Bairro Parque Marinha.

A nova estrutura, mais ampla, moderna e eficiente, vai oferecer novos serviços. Entre eles, estão: o simulador de direção de caminhão, carreta e ônibus — tecnologia de ponta utilizada no aperfeiçoamento de motoristas profissionais, com foco na prevenção de acidentes e na condução eficiente e econômica; atendimentos de psicologia; atendimentos de nutrição; além da ampliação dos serviços de odontologia e fisioterapia que já eram disponibilizados na antiga Unidade. A capacidade é de mais de 128 mil atendimentos ao ano para os trabalhadores do transporte, seus familiares e a comunidade. Os atendimentos são gratuitos a todos os trabalhadores do setor.

O presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Vander Costa, afirma que, com a inauguração da nova Unidade em Rio Grande, o SEST SENAT reforça seu compromisso de estar onde o trabalhador do transporte mais precisa. “Onde há mercado transportador, existe SEST SENAT. Queremos continuar induzindo o desenvolvimento regional e contribuindo para o aprimoramento do setor e dos trabalhadores do transporte da região”, afirmou. 

Para o presidente do Conselho Regional do SEST SENAT no Rio Grande do Sul, Afrânio Kieling, a nova Unidade vai garantir mais acesso a serviços de excelência. “A expansão da nova Unidade do SEST SENAT em Rio Grande irá multiplicar o número de atendimentos nas áreas de saúde e ensino, beneficiando diretamente o trabalhador do transporte e a comunidade rio-grandina. O estado do Rio Grande do Sul está empenhado na expansão de outras e Unidades e na construção de outras. Juntos, unimos forças pelo desenvolvimento do setor”, concluiu o presidente Afrânio Kieling.

Estrutura 

A nova estrutura tem 2.536,06 m2 de área construída e conta com sala de treinamento no simulador de direção, com capacidade para 15 alunos; nove salas de aula com capacidade para 25 alunos cada; uma sala de treinamento para cursos de MOPP (movimentação de cargas perigosas), com capacidade para 45 alunos; e uma oficina pedagógica com três salas de aula, com capacidade para 10 alunos cada.

Na área de saúde, está equipada para prestar atendimentos em fisioterapia, psicologia, nutrição e odontologia clínica em oito consultórios – além de ter dois aparelhos de raios X, sendo um panorâmico. 

Homenagem

A nova unidade recebe o nome de Pedro Antônio Teixeira, referência no setor de transporte de passageiros da região e ex-presidente do Conselho Regional do SEST SENAT do Rio Grande do Sul. Ele é natural de Santa Maria, onde seu pai, José Moacir Teixeira, fundou a Planalto Transportes. Teixeira atua na empresa desde 1974 e, em 2000, assumiu a presidência do Grupo JMT, passando a administrar as seis empresas que integram o conglomerado na área de transporte e agropecuária. Na oportunidade da inauguração, o homenageado será representado por seu filho, José Pedro Teixeira.

Expansão 

A unidade de Rio Grande será a primeira do SEST SENAT a ser inaugurada no Brasil em 2023. Ao todo, o país já conta com 161 unidades, sendo 12 delas no Rio Grande do Sul. A inauguração desta sexta-feira (17) integra o plano de expansão e melhoria da rede física do SEST SENAT em todo o Brasil. A ampliação das Unidades permite ao SEST SENAT oferecer mais e melhores serviços aos trabalhadores do setor e, assim, garantir mais eficiência para as empresas.

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte