Chris standing up holding his daughter Elva

O Sistema CNT está presente na Transposul, que ocorre entre os dias 13 e 16 de junho. Promovido pelo SETCERGS (Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística), o evento é considerado a maior feira de transporte e logística da região Sul do país. Em sua 22ª edição, a Transposul levou aos participantes o conceito “Um olhar 360° na inovação”, com mesas de debate sobre sustentabilidade, tecnologia, conectividade e perspectivas para o transporte rodoviário de cargas (TRC). O presidente do Sistema CNT, Vander Costa, prestigiou a abertura do congresso, na segunda-feira (13).

Na terça-feira (14), o diretor executivo do ITL (Instituto de Transporte e Logística), João Victor Mendes, participou do Painel CNT, que falou sobre o futuro da profissão de motorista no setor de logística e TRC. “Dados de uma pesquisa da CNT, que traçou o perfil dos motoristas de caminhão no Brasil, mostram que eles têm, em média, 44 anos; rodam quase nove mil quilômetros por mês; trabalham cerca de onze horas por dia; e ficam na profissão por quase 20 anos”, sublinhou.

O diretor executivo ressaltou que a escassez de motoristas profissionais não é um problema exclusivamente brasileiro e que o TRC precisa desenvolver programas de capacitação da sua mão de obra. “Temos que estar muito bem preparados. As empresas têm que estar abertas a investir nisso. As entidades do setor também. Temos que trazer as transformações e os potenciais tecnológicos que já estão em curso para a realidade dos motoristas, especialmente a tecnologia 5G. São fatores que já estão impactando e vão impactar cada vez mais”, garantiu.

Além do diretor executivo do ITL, participou do painel Andressa Scapini, consultora jurídica da Scala Logística. Ela defendeu a valorização dos colaboradores como forma de minimizar o turnover nas empresas. “Reconhecer quem já está com a gente é o caminho, enquanto novos motoristas não surgem de forma espontânea”, disse. 

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte