Chris standing up holding his daughter Elva

Analisar o atual cenário, pensar alternativas e desenhar soluções que levem o Brasil a atingir o objetivo de voltar a crescer é o mote do Fórum de Integração Brasil Europa: O Futuro dos Investimentos em Infraestrutura, evento realizado em Lisboa (Portugal), de hoje (16) a sexta-feira (18). Nomes do mundo inteiro participam do intercâmbio de conhecimento – entre eles, o presidente da CNT, Vander Costa, e a diretora executiva do SEST SENAT, Nicole Goulart.

O evento, organizado pelo Fibe (Fórum de Integração Brasil Europa), em parceria com IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa) e FGV Conhecimento (Fundação Getúlio Vargas), é realizado em Portugal, no Centro Científico e Cultural de Macau, em Lisboa. A abertura do Fórum contou com a presença de Vitalino Canas, presidente do Conselho Diretivo do Fibe e professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil e presidente do Conselho Consultivo do FIBE; Marco Aurélio Bellizze, ministro do Superior Tribunal de Justiça do Brasil, professor da Fundação Getulio Vargas e coordenador Acadêmico da FGV Conhecimento; e Raimundo Carreiro, embaixador do Brasil em Portugal.

Nesta quarta-feira (16), durante o painel sobre Desafios Logísticos e Transportes, o presidente Vander Costa debateu com players e especialistas sobre: custo logístico brasileiro; competitividade da produção nacional; como aumentar a eficiência do transporte de mercadorias; e o aumento da integração entre diferentes modais.

“A CNT defende a multimodalidade, com a visão de que esse crescimento traz benefícios para todos os agentes. Com relação ao custo logístico, a BR do Mar vai incentivar a cabotagem. A regulamentação do sistema ferroviário abriu um potencial de investimentos muito grande. E, por fim, outra forma de reduzir significativamente o custo com transporte é o investimento no sistema aquaviário. O Brasil tem mais de 4 mil quilômetros de rios navegáveis e apenas 1 mil quilômetros são explorados atualmente”, detalhou Vander Costa.

Também participaram do painel Guilherme Theo, diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres); Roberto Penna Chaves, diretor Jurídico e de Relações Governamentais da CCR; e, por vídeo, o economista e consultor Cláudio Frischtak.

O evento ocorre de forma presencial, com participações remotas, como foi o caso de Miriam Belchior, ex-ministra de Planejamento, Orçamento e Gestão e ex-presidente da Caixa Econômica Federal. Miriam estava presencialmente no auditório da CNT, de onde mediou de forma remota um dos painéis do Fórum sobre investimento e economia 4.0.

Antes de participar do Fórum, Miriam Belchior, que integra a equipe de infraestrutura do Governo de Transição, participou de uma reunião com diretores do Sistema CNT, na qual foram apresentadas propostas do setor de transporte e logística para o governo eleito. Saiba mais.

A programação do Fórum continua na quinta-feira (17) e na sexta-feira (18), com a participação do Sistema CNT no painel sobre ESG e infraestrutura sustentável na saúde. Saiba mais: https://forumbrasileuropa.org/

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte